Capa (1)

3 Tipos de Ouro que a Atelier Jóias tem!

Tipos de ouro, como assim? Você deve estar se perguntando como isso é possível, mas não se preocupe que nós temos tudo esclarecido para si mais abaixo 😉.

Desde a antiguidade o ouro é um dos metais mais apreciados pela sua beleza, exuberância, valor económico e simbologia em muitas culturas.

A palavra “ouro” tem origem do latim “Aurum” significa brilhante, seu símbolo químico é “Au”, é um elemento químico metálico nobre, ou seja, dificilmente sofre oxidação. Em seu estado natural e nas condições ambiente, o ouro é sólido e apresenta a cor amarela metálica com muito brilho.

Para definir a quantidade de ouro numa liga, surgiu a expressão quilates (K), saiba mais sobre quilates no artigo que escrevemos sobre quilates, sendo que 24K equivalem a 100% ouro (ouro puro).

 

E Porquê existem diferentes tonalidades de ouro? 

As diferenças de tonalidade podem surgir dependendo da proporção de cada elemento químico na composição da liga de ouro. Como havíamos mencionado mais acima, que a resistência das jóias de ouro vem da liga de diferentes metais tais como cobre, prata, cádmio, paládio ou cobalto;É aí que surgem os diversos tons.

 

Os mais conhecidos e comercializados: ouro amarelo, ouro rosé, ouro vermelho, ouro verde, ouro branco e ouro negro. Normalmente as pessoas identificam o tipo de ouro pela proveniência, por exemplo: ouro sul-africano, ouro português, ouro indiano ou ouro moçambicano. E cada tipo de ouro tem a sua composição. Veja o quadro abaixo que ilustra a composição do ouro rosé e do ouro amarelo:

O ouro amarelo como mostra a imagem é constituído por ouro puro, prata e cobre; Apesar dos ouros português, sul-africano e o indiano serem amarelos, os tons de amarelo são diferentes, uns são mais escuros e outros mais claros.

 

O ouro rosé é composto por ouro puro, cobre e prata, é também chamado ouro moçambicano por ser abundante no país.

O seu tom rosado vem da alta concentração de cobre, muita gente pensa que o ouro rosé tem menos qualidade que o amarelo, mas não. O ouro rosé tem a mesma qualidade que o tradicional ouro amarelo; no final das contas é tudo ouro 😉

 

Visite a nossa loja online ou faça uma visita o nosso Atelier para um atendimento personalizado apreciando o nosso mostruário.

Tem alguma dúvidas sobre os tipos de ouro? Fala conosco nos comentários.😊

Se gostou desse, Veja Também:

Inscreva-se a nossa Newsletter

Promo para você