capa (4)

Acabamentos externos em jóias.

Já se foi o tempo em que as jóias tinham apenas uma única textura, nos dias de hoje as pessoas estão mais ousadas e gostam de ter peças com detalhes e acabamentos diferenciados.

 

Para atender a evolução dos tempos e a demanda dos apreciadores de jóias, as ourivesarias trouxeram inovações fantásticas no que diz respeito a texturas e acabamentos de jóias.

 

Mas, o que seria um acabamento externo em jóias, você deve estar se perguntando?

Bem, acabamentos externos vem das texturas normalmente dadas ao ouro, prata ou outro metal na fase final do processo de fabricação das jóias, no entanto pode também ser uma aplicação de esmaltes ou resina na superfície do metal, assim como a textura de metal pode fazer parte da própria técnica utilizada na jóia. E são sobre as técnicas das texturas em metal que iremos falar neste artigo, leia sobre 4 tipos de acabamentos externos a seguir 😉.

 

1.Acabamento Fosqueado


Podemos recorrer a diferentes tipos de fosqueado, o lixado (com lixa grossa), o acetinado (com lixa fina ou manta abrasiva), o diamantado (com ponteira diamantada para chicote), o jateado (com jato de areia e compressor) e outros diversos efeitos com discos para politriz e ponteiras para motor mandril e martelete que são lançados no mercado.

A imagem abaixo mostra o acabamento fosqueado.

 

Exemplo aliança fosqueada da Atelier Jóias.
Exemplo aliança fosqueada da Atelier Jóias.

2.Acabamento com textura forjada


A textura forjada é outra opção para um acabamento diferenciado dando a peça um efeito martelado. Para consegui-la, devemos martelar o metal antes de construir a peça. Os diferentes tipos de martelos de ferro existentes podem proporcionar efeitos diferenciados. Outras ferramentas de ferro também podem ser utilizadas.

 

Abaixo podemos verificar na imagem a textura forjada em jóias.

Brincos com textura forjada.
Anel com textura forjada

3.Acabamento Chanfrado


O acabamento chanfrado deixa a jóia mais detalhada devido as linhas que adiciona a jóia. A técnica do chanfro consiste basicamente em reentrâncias nas jóias que formam linhas podendo estas serem rectas, duplas, centrais e onduladas.

Exemplo de aliança com chanfro recto
Exemplo de aliança com chanfro ondulado.

4.Acabamento polido

É o acabamento mais tradicional em joalharia, consiste no acabamento brilhante obtido através do polimento com escovas. É a base de muitos outros acabamento por que por ser liso e brilhante permite que a jóia seja facilmente manuseada.

Alguns exemplos de jóias com acabamento polido abaixo.

Exemplo de anel com acabamento polido.
Exemplo de Aliança com acabamento polido

Estes são apenas alguns dos tipos mais comuns de acabamentos, num universo de inúmeros tipos de acabamento. Cada metal tem sua especificidade e forma de manusear, em suma os acabamentos são técnicas para melhorar a estética e sofisticação da jóia.

 

A Atelier Jóias dispõe de acabamentos polidos,fosqueados, e chanfrados; Se você se interessou por algum acabamento visite a nossa loja.

 

Tem alguma dúvida sobre acabamentos externos? Fala conosco nos comentários 🙂.

Se gostou desse, Veja Também:

Inscreva-se a nossa Newsletter

Promo para você