Site icon Blog Atelier joais

Afinal, o que são os quilates?

Você ganhou alguma jóia de ouro de presente ou pretende comprar alguma? Se sim, precisas saber o que significam  quilates e quais as diferenças entre eles para acertar na escolha.

Antes de mais nada, deves perceber o que significa “quilate” do ouro: representado pela letra “k”, ele mede a pureza do ouro.

 

Agora precisas entender as categorias de pureza do ouro. Quando o ouro é de 24k, isso significa que ele é completamente puro, ou seja, é feito de 24 partes de ouro. Como esse tipo de ouro tende a se deformar muito facilmente, ele não costuma ser usado em jóias. Para transformar o ouro em um material resistente e viável para a confecção de uma peça, ele é misturado à outras ligas metálicas, e a quantidade dessa mistura é o que define a quilatagem do ouro.

 

Assim sendo, um ouro de 18k possui 18 partes de ouro puro e 6 partes de outra liga metálica, completando 24. Já um ouro de 14k tem 14 partes de ouro puro e mais 10 de outra liga, e assim por diante.

Porque se mistura o ouro com outros metais?

O ouro puro é bastante macio e flexível, para o uso pessoal em pulseiras ou anéis, não seria resistente aos movimentos do dia-a-dia, pelo que um simples aperto de mão poderia danificar a peça.

 

Quanto menor é a dureza do mineral, mais facilmente este é danificado por outros elementos. Se o ouro fino ou ouro de 24 quilates fosse utilizado directamente na confecção de jóias, as peças perderiam a sua forma ao menor impacto. Para as jóias serem concebidas com durabilidade, é então necessário adicionar ao ouro um metal mais duro e resistente: o cobre, a prata, o zinco, o paládio e o níquel.
Assim sendo, um ouro de 18k possui 18 partes de ouro puro e 6 partes de outra liga metálica, completando 24. Já um ouro de 14k tem 14 partes de ouro puro e mais 10 de outra liga, e assim por diante.

Ou seja, uma jóia feita 100% de ouro não é viável para confeccionar, e as misturas feitas servem para garantir a durabilidade da peça que está investindo seu dinheiro. A aceitação/preferência da quilatagem das jóias varia de país para país. Em Moçambique, por exemplo, jóias de 9k costumam ser as mais vendidas.

 

Podes encontrar a jóia que precisas e selecionar a quilatagem ideal para si na Atelier Jóias, onde tens a disposição  ouro rosé (mais conhecido como ouro Moçambicano) de 9k, 14k e 18k,  ouro amarelo (conhecido como ouro Sul Africano) de 9k, 18k e o amarelo intenso (conhecido como Ouro Indiano)  de 22k!

 

Depois dessa pequena aula sobre ouro e quilates ficou alguma dúvida no ar? Estamos aqui para você, então por favor  escreva para nós nos comentários.

É um prazer interagir com você.

Exit mobile version