Que alegria que é quando um novo membro chega na família! Quando é uma menina, não há adereços e acessórios que cheguem para adorná-la! Mas há um item que não pode falhar – os brincos! Apesar de não ser um adereço exclusivamente feminino, é raro a rapariga e mulher que não usa brincos. O primeiro par de brincos é um marco na história feminina de qualquer mulher e costuma vir da primeira infância. Por isso mesmo deve ser um par de brincos bem escolhido e bem especial. Para que você escolha bem o primeiro par de brincos da sua bebé, partilhamos, neste artigo, uma lista de verificação com tudo o que precisa de ter em conta. Vamos lá?
Furar as orelhas
Para fazermos omeletes, primeiro precisamos de partir os ovos. Do mesmo modo, para termos brincos, primeiro precisamos de furar as orelhinhas da princesa! Pois é, um passo, em geral ligeiramente doloroso, do qual não se pode escapar. A dor também é relativa ao modo como os furos são feitos. Existem várias técnicas para furar as orelhas, umas mais recomendáveis que outras. Os mais populares e eficientes são a pistola de farmácia, usada na maioria das ourivesarias, a agulha de piercing, que é uma modalidade mais usada em casas de piercing e tatuagens e finalmente o método caseiro da agulha. Os primeiros 2 métodos são rápidos, simples e higiénicos, pois são realizados de forma precisa e com material esterilizado. Já o último método apesar de bastante acessível (pode ser feito em casa), requer alguma experiência por parte de quem o realiza e nem sempre garante a segurança e higiene necessárias. Lembre-se que processos perfurativos devem sempre ser feitos com a máxima higiene e segurança, caso contrário o risco de infecção e má cicatrização são maiores. O ideal é optar por fazer o furo à sua bebé em locais especializados (ourivesarias, casas de piercings) e perguntar sempre como é feito o procedimento, verificando se os técnicos usam material esterilizado sempre. Caso opte por fazer os furos em casa, garanta que a agulha é nova, completamente estéril, ou por via das dúvidas esterilize em casa, mergulhando-a por alguns minutos em água a ferver, a fim de eliminar algum patógeno presente. Além disso, as mãos devem estar limpas e desinfectadas de preferência com luvas de latex.
A melhor altura para furar as orelhas
Não existe um consenso quanto à melhor altura de furar as orelhas. Uns argumentam que o melhor é furar enquanto ainda é pequenina (partindo dos 3 meses), pois assim esquecem-se rapidamente da dor e também já tomou algumas vacinas importantes. Outros acham que o melhor é fazer os furinhos com 1 ano de idade, a fim de marcar a data com uns brilhinhos nas orelhas. Outros acreditam que devem adiar a data para quando a criança andar na escola e já tiver um pouco mais de noção de si própria e alguma autonomia para por e tirar os brincos. Seja lá qual for a altura que mais lhe convier para furar as orelhinhas, saiba que é fundamental é que os brincos a serem utilizados sejam de ouro maciço ou então de aço inoxidável (conhecidos por brincos medicinais). Ambos materiais são hipo-alergénicos, isto é, a chance de causarem alguma reacção alérgica é mínima. Depois de furar as orelhas tenha o cuidado de vigiar as orelhas e limpá-las com álcool a 70% todos os dias, durante 1 mês e meio. Verifique sempre se, atrás das orelhas, existe alguma infecção ou sangramento, que são sinais de alergia de contacto com o material do brinco.
Que modelo de brincos escolher
Hoje há um mundo de brincos infantis à nossa disposição. Brincos simples, brincos trabalhados, brincos de metais preciosos, brincos de bijuteria, enfim, muitos brincos. Mas, tratando-se dos primeiros brincos da sua filhota, torna-se imperioso que os brincos sejam bonitos e com algum valor. Também a idade da criança é outro aspecto a ter em conta na escolha do modelo. Se a menina é pequena (3 meses a 3 anos) o ideal é comprar brincos de ouro de 18k ou 22k, pois são o material mais estável e hipoalergénico que existe. Além disso, prefira brincos pequenos, sejam argolas ou bolinhas, ou motivos pequenos, pois assim não aleijam a criança. O fecho é igualmente importante, por isso, escolha brincos com fecho de segurança ou fecho infantil, a fim dos brincos só poderem ser removidos por um adulto. Já se a criança já é mais crescidinha (a partir dos 5 anos), pode ser mais flexível quanto ao modelo dos brincos. Pode inclusivamente escolher brincos com pedras pequenas ou pérolas, ou mesmo argolas com pendentes, pois a criança já consegue tirar os brincos ou desenvencilhar-se se estes atrapalharem a sua rotina.
A maioria das mulheres recorda-se bem do seu primeiro par de brincos, e algumas guardam-nos com certa nostalgia. Então, quando chegar a altura de comprar os primeiros brinquinhos da sua filha, escolha uma peça de qualidade, durável e bonita. Além do valor intrínseco da jóia, os brincos terão um valor sentimental inestimável. Garantindo a segurança e higiene do processo pré e pós furo das orelhas, garante que a sua bebé fique com as orelhas imaculadas. Agora que já sabe tudo o que precisa sobre o primeiro par de brincos da sua menina, dê largas à imaginação e escolha um lindo para de brincos (link site brincos infantis) para ela!
Brilho e Amor ❤