Ouro Rozé vs Amarelo

Ouro Rosê ou Amarelo: Qual deles devo escolher?

Como se não bastasse a complexidade de escolher o modelo da jóia, ainda tem a questão do tipo de ouro. É difícil, é verdade, mas com este artigo garantimos que vamos tornar a sua escolha mais fácil! Vamos então por partes.

 

Qual a diferença do ouro rosê e amarelo?

Tanto o ouro rosê como o ouro amarelo são de óptima qualidade e podem-se fazer joias em diferentes quilates. A diferença reside na composição da liga. Isto porque uma jóia, a fim de ter resistência e durabilidade, precisa de conter outros metais mais fortes juntamente com o ouro. Esses metais costumam ser prata e cobre na maioria das vezes, e mediante a percentagem desses metais na joia, a sua coloração difere. Assim temos:

  • Ouro rosê – ouro, cobre e prata
  • Ouro Amarelo – ouro e prata

Dependendo dos quilates da joia, a intensidade da cor pode ser maior ou menor. 

Conjunto de alianças e anel de noivado em ouro amarelo.
Conjunto de aliança e anel de noivado em ouro rosê

Qual deles é o melhor?

A resposta é: ambos! Tanto o ouro rosê quanto o ouro amarelo tem elevada qualidade e o valor da jóia difere igualmente em relação aos quilates que a compõe. No entanto cada um destes tipos tem as suas vantagens:

  • Ouro rosê – Abunda naturalmente em Moçambique (daí a chamar-se popularmente de ouro Moçambicano). Por ter na sua composição cobre, acaba por ser mais resistente que o ouro amarelo, no quando exposto a químicos fortes (detergentes, desinfectantes, etc.), além de se ter tornado uma tendência mais moderna na joalheria por ser, curiosamente, mais raro em países da Europa e América do Norte.
  • Ouro amarelo – É o clássico. Abundante na África do Sul, América do Sul e Ásia, acaba por ter mais variedade de peças devido à sua vulgaridade. 

O que devo considerar ao escolher entre os dois tipos?

No final do dia, a escolha entre ouro rosê e amarelo depende do gosto pessoal. Enquanto o ouro rosé confere à joia um ar mais moderno e sofisticado, o ouro amarelo é símbolo de riqueza e tradição.

Mas se a indecisão é grande, aqui vai uma dica infalível: o seu undertone. Ou seja, independentemente do nosso tom de pele ser claro ou escuro, todos temos um subtom que pode ser quente ou frio.

 

É por essa razão que certas cores de roupa ou maquilhagem nos ficam a matar e outras cores deixam-nos mais sem graça. Com o ouro é a mesma coisa. Então o truque é simples: olhe com atenção, numa luz boa, para as veias do seu pulso. Se elas apresentarem um tom esverdeado, significa que o seu undertone é mais quente, se as veias forem mais azuladas, então o seu undertone é mais frio. 

Se o seu undertone é frio então a prata e ouro rosé vão-lhe ficar melhor, pois irão acentuar a sua compleição rosada; já se o seu undertone é quente, o ouro amarelo vai-lhe ficar melhor que o ouro rosê.

Clique nas imagens para ampliar

Agora que lhe demos algumas dicas fortes em relação a estes dois tipos de ouro, esperamos que a escolha da sua joia seja mais fácil! Vamos a isso? Então acesse ajoias.co.mz e conheça as nossas ofertas de jóias para todas as ocasiões!

 

Brilho e Amor para você!

Se gostou desse, Veja Também:

Inscreva-se a nossa Newsletter

Promo para você