1-03

Conheça as pedras zircônia

Quer comprar alguma jóia ou presentear alguém? Jóias com pedras tendem a ser as mais procuradas pelas pessoas devido a sua beleza,elegância, valor a status; mas o que você sabe sobre as pedras usadas em jóias?

 

Hoje iremos falar sobre as pedras zircônia! Já ouviu falar delas?

Se nunca ouviu falar delas ou pouco entende sobre pedras usadas em jóias, continue conosco por que iremos explorar o mundo das pedras zircônia, desde a sua origem, curiosidades e utilidade.

Origem

A zircônia é uma pedra conhecida desde a antiguidade e seu nome pode ter diversas origens, a mais provável é que seu nome originou-se do francês Jargon. Nas zircônia naturais, as cores mais freqüentes são as acinzentadas e as vermelhas, enquanto as mais raras são as transparentes. Já nas zircônias cúbicas, aquelas produzidas em laboratório, a variação de cores é imensa, proporcionando inúmeros e diversos meios de utilização.

 

Chamada de zircônio ou zircônia, essa pedra é muito utilizada pelas joalherias ao redor do mundo. Apesar dessa gema ser bastante rara na natureza, as tecnologias actuais permitem reproduzi-la em laboratórios ( zircônia cúbica), de forma a conter os componentes exatos do mineral.

Essa pedra tende a ser comparada com o diamante, sendo que um dos aspectos semelhantes é a durabilidade. Esse grau de durabilidade mede o quanto a pedra é resistente à riscos. Segundo a Escala de Mohs, que vai de 1 a 10, o diamante é o mineral mais duro conhecido, obtendo o valor 10, enquanto que os zircônios costumam ter obter grau 8,5 ou 9.

 

Um aspecto em que o zircônio sai na frente dos diamantes é no quesito de falhas na gema. Enquanto que os diamantes muito raramente são encontrados sem defeitos, as zircônias nunca apresentam essas falhas, visto que são confeccionadas cuidadosamente em laboratórios.

 

 

Curiosidades sobre as pedras zircônia.

A Zircônia é a pedra de brilho impetuoso, na antiguidade era usada como um amuleto; diz a lenda que a Zircônia era um anjo guardião enviado à Terra no tempo em que Adão e Eva estavam no jardim do Éden. Também na antiguidade, a Zircônia foi considerada pedra talismã utilizada pelos comerciantes durante suas viagens. Acreditavam naquela época que ao possuí-la consigo, atrairiam grandes fortunas, bem como estariam protegidos dos malfeitores durante a noite.

 

Acreditavam ainda que, utilizando-a como amuleto, a Zircônia traria sonhos calmos e um novo espírito para a vida. Possuí-la junto de si traria amor e admiração de todos os povos. Já na idade média, era utilizada para induzir ao sono.

Utilidade

Enfim, zircônios são excelentes opções de jóias, já que é a gema mais semelhante ao diamante, porém com uma variedade de cores imensa, que pode ser utilizada como uma reprodução perfeita de pedras preciosas, garantindo à quem as usa beleza exuberante com um preço muito mais acessível e a possibilidade de escolher entre diversas cores.

 

É uma pedra muito versátil, e pode ser utilizada na cravação de brincos,anéis, alianças,braceletes, colares e medalhas. Em suma, é uma pedra fantástica e pode ser usada no dia-a-dia bem como em ocasiões especiais, então escolha a sua opção e brilhe!

 

E você? Usa ou usaria a pedra zircônia? Deixa a sua opinião nos comentários.

Se gostou desse, Veja Também:

Jóias para noivado vs Jóias para Lobolo

quando se trata da união marital de duas pessoas, em outras culturas basta a penas o noivado e o casamento no civil ou na igreja, para a nossa cultura é obrigatório que se faça cerimónia do lobolo.
Aí vem a questão de fundo, qual é a diferença entre noivado e lobolo? Saiba mais neste artigo

Ler Mais»

Inscreva-se a nossa Newsletter

Promo para você