Você já comprou uma jóia em ouro ou prata, que com o passar do tempo mudou de cor? De certeza ficou a se questionar sobre a qualidade da jóia ou sobre a integridade da loja ou joalheria na qual adquiriu a jóia. O ouro e a prata são considerados metais nobres, enquanto o ouro tende a ser mais resistente a oxidação, a prata por sua vez quanto mais pura for, se torna menos resistente a oxidação. Ambos metais são muito usados no ramo da joalheria para a fabricação de jóias lindas.
É muito comum que peças com baixa quilatagem sofram oxidação e escureçam ao longo do tempo se não forem bem cuidadas. Neste artigo falaremos de quatro causas principais que provocam o escurecimento em jóias de ouro e de prata. Para saber mais, leia mais abaixo:
Nota: No seu estado puro o ouro não oxida. Jóias em ouro e prata tem ligas de cobre e por não ser um metal nobre oxida. A sensibilidade de oxidação em jóias está ligada a pureza do metal ou quilatagem (leia o artigo sobre quilates AQUI), por exemplo semi-jóias e jóias abaixo de 9 quilates tendem a ser mais sensíveis a oxidação, mas se forem bem cuidadas elas não correm nenhum risco de oxidação ou escurecimento. Mas antes de aprofundarmos o tema, vamos esclarecer o que é oxidação?
Bem, em linhas gerais oxidação é um processo químico que ocorre na superfície de metais quando entram em contacto com oxigénio e hidrogénio. Um exemplo claro de oxidação em metais nobres como o ouro abaixo de 9k é o escurecimento que apresentam quando estão expostos a água ou ar por um longo período de tempo, que faz com que as Jóias absorvam a umidade corroendo a superfície causando o escurecimento.
Apesar do ouro e da prata serem metais de qualidade, alguns factores influenciam na oxidação desses metais, pois tendem a sofrer reacções quando entram em contacto com oxigénio, suor, água salgada e produtos químicos. Vamos entender detalhadamente cada causa de escurecimento de jóias, nomeadamente:
1ª Causa: Contacto com produtos químicos.
Produtos de limpeza são usados no dia-a-dia nas nossas casas e por isso se deve tomar muito cuidado na hora de fazer limpeza com produtos mais pesados enquanto usa uma jóia seja ela de ouro ou de prata.
Os produtos de limpeza contém muitos químicos na sua composição, isso faz com que haja uma redução no brilho das jóias em ouro ou prata, bem como as deixa danificadas. As jóias normalmente são feitas a partir de uma liga com outros metais, com isso há maiores chances das substâncias reagirem com parte da liga. Exemplo de um químico que danifica muito as jóias é o cloro , que está presente em diversos produtos de limpeza, pode fazer com que a jóia se parta ao meio e escureça se ficar em contacto por muito tempo com produtos de limpeza.
2ª Causa: Contacto com oxigénio.
O ar que respiramos é composto por oxigênio, a água é composta por oxigénio e hidrogénio que quando entram em contacto com o ouro ou a prata faz com que haja oxidação do metal, tornando a jóia escura. A constante exposição da jóia com baixa quilatagem e contacto com água aceleram o processo de escurecimento da jóia, que apesar de ser de qualidade irá sofrer reações na superfície.
3ª Causa: Contacto com Suor
Quimicamente o suor do nosso corpo é o ácido úrico, que é composto por oxigênio (como mencionamos mais acima, o oxigénio é um agente oxidante). Quando as jóias com baixa quilatagem entram em contacto com a pele suada por um longo período e regularmente, tendem a oxidar, principalmente as jóias de prata que são mais sensíveis ao escurecimento.
4ª Causa: Contacto água salgada
A água do mar é uma grande inimiga de jóias, pois pode ser extremamente corrosiva quando entra em contacto com metais. As jóias de prata são sensíveis a água salgada, em contrapartida, as jóias de ouro amarelo ( leia sobre os tipos de ouro clicando aqui ) são mais resistentes.
Jóias em ouro branco contém ródio em sua composição, que pode ser alterado em contacto com a água do mar. Outro cuidado fundamental é a atenção, uma vez que o contacto com a água deixa a pele escorregadia, a jóia pode sair do corpo facilmente.
Nota: A oxidação ou escurecimento de semi joias ou joias com baixa quilatagem não estão ligados e nem diminuem a qualidade da jóia, apenas alteram a cor do metal por causa da reacção que ocorre na superfície. E estes problemas são facilmente resolvidos através de limpezas periódicas com água e sabão neutro, se o caso for grave, mande a jóia para ser limpa numa joalheria.
A Atelier Jóias tem o serviço de limpeza de jóias incluso na grarantia de compra, se a sua jóia precisa de limpeza entre em contacto connosco através do nosso Facebook, Instagram , WhatsApp ou telemóvel.
Então, ficou com alguma dúvida sobre as causas do escurecimento de jóias em ouro ou prata? Deixe a sua questão nos comentários e nós iremos responder tudo com muito gosto ☺.
E para evitar que sua jóia fique oxidada ou sem brilho, leia o nosso próximo artigo sobre como evitar que as jóias fiquem danificadas ( Clique AQUI).