Não há nada mais encantador que o brilho de uma jóia acabada de comprar! Para que esse brilho e beleza perdurem, é necessário ter alguns cuidados básicos na manipulação do seu novo adorno. Acima de tudo, uma jóia bem conservada é a manutenção do seu investimento, além de ser garantia de durabilidade e longevidade da mesma. Quando falamos em conservação das jóias, limpeza e armazenamento são as palavras chave, com isso em mente, partilhamos consigo 5 conselhos para que a sua jóia continue a luzir!
1. Cuidado com os químicos!
Quando falamos em químicos, não é só da lixívia ou produtos ácidos. Cremes de rosto com concentrações químicas fortes, loções corporais, produtos de cabelo e perfumes são compostos também por uma variedade de químicos. Por mais banais e inofensivos que sejam, esses químicos reagem a tudo que têm contacto: ar, pele, objectos e claro – jóias. Apesar do ouro ser um metal muito pouco reactivo, certos produtos podem causar danos, não só no no ouro ou prata mas também afectar o brilho das pedras ou pérolas.
Dica: quando manipular produtos de beleza, remova as joias. Só depois do produto ser bem absorvido pela pele, ou depois de ter lavado as mãos, coloque as jóias. Se for dia de limpeza, use luvas ou remova as joias. Caso não queira removê-las nessas ocasiões, lave bem a peça após o contacto, para garantir que não se acumulem produtos que possam ser prejudiciais.
2. Proteja das condições ambientais
Quando está sol, cobrimos a cabeça, quando está frio ou chuva colocamos um agasalho. As jóias precisam dos mesmos cuidados (mas não precisam de pôr gorro😂). O sol directo e as temperaturas quentes, bem como a humidade podem prejudicar as suas jóias. Obviamente, o problema não será um dia na praia! Mas evite armazenar as jóias por muito tempo em locais desprotegidos, ou expostas a temperaturas elevadas e ao sol. O mesmo se pode dizer de piscinas e água do mar, uma vez que a quantidade de cloro e de sal, respectivamente, reage com os metais, sejam eles prata ou ouro.
Dica: Se se tratam de jóias que usa esporadicamente, coloque-as em bolsas numa caixa de jóias fechada revestida, embrulhadas em papel higiênico ou algodão e. Se possível, ponha sempre uma ou duas saquetas de sílica gel para absorver qualquer presença de humidade no compartimento.
3. Cada jóia no seu lugar
Cada macaco no seu galho, já diz o ditado! Com as jóias não podia ser diferente: o contacto com outras jóias pode causar emaranhamento e riscos umas nas outras. Outro perigo de manter jóias misturadas é de acabarem por se perderem partes (no caso de brincos e seus respectivos fechos). A palavra de ordem é organização e compartimentalização para manter as suas jóias a salvo.
Dica: coloque as suas jóias numa caixa de jóias compartimentalizada. Existem caixas de vários tamanhos e modelos, com gavetas, compartimentos para anéis, brincos e fios, revestidos com veludo. Alternativamente, mantenha as jóias em bolsas individuais de veludo, ou mesmo nas caixas originais envoltas em papel higiénico.
4. Manipular com delicadeza
As jóias, apesar de serem feitas com metais nobres, bastante resistentes, contêm pedrarias e detalhes bastante intrincados. A manipulação de fios necessita, especialmente, de ser feita com cuidado, uma vez que, quanto mais fina é a malha, mais susceptível se torna a danos. As alianças e anéis, apesar de robustos, também precisam de atenção especial. Como são jóias que em princípio serão usadas todos os dias, há que ter em conta o tipo de actividades a que as expomos. Quanto maior é a superfície de uma aliança, maior é a probabilidade de fricção com materiais (roupas, superfícies, materiais abrasivos e duros, outras jóias, etc.). O uso diário irá deixar sempre as suas marcas nas jóias, portanto tente sempre usá-las com estima.
Dica: Evite ter anéis em dedos seguidos para minimizar o surgimento de riscos. No que toca a fios, manipule o fecho com delicadeza e com a ajuda de alguém se necessário. Se tem cabelo comprido, tenha sempre em conta que o seu fio pode-se enrolar no cabelo correndo o risco de se rebentar quando quiser desprender.
5. Limpeza periódica
O suor, as poeiras e vestígios de cosméticos, ou produtos que manipulamos, acabam sempre por deixar marcas e manchas nas jóias. O acumular dessas substâncias pode causar a perda do brilho da jóia e deixá-la mais vulnerável a riscos. A limpeza deve ser feita com alguma periodicidade, dependendo da frequência com que a usa. O ideal, para uma jóia que usa só em certas ocasiões é limpá-la logo após o evento, uma vez que evita que os resíduos sequem e criem uma película resistente nas joias. Se for uma jóia que usa de forma permanente deve realizar uma limpeza básica de 15 em 15 dias.
Dica: Para limpar com eficiência as suas jóias use esta mistura secreta: água e sabão! Pois é, esta mistura simples retira as gorduras e outros detritos que retiram o brilho das suas jóias em instantes. Não precisa de as deixar de molho por mais que 10 minutos, aproveite enquanto está no chuveiro para passar um pouco da mistura, e, enquanto passa no seu corpo também, deixe actuar. Depois é só enxaguar abundantemente. É expressamente proibido esfregar as jóias com esponjas abrasivas, passe apenas tecidos macios para retirar o sujo. No final, papel higiénico e uma flanela limpa dão o toque de midas à sua jóia.
E aí, gostou das dicas? Cumprindo estes 5 conselhos, as suas jóias ficaram sempre belas.
Lembre-se que uma jóia é uma relíquia que conta uma história que passará, com sorte, de geração em geração. Para isso, no entanto, é necessário que dure e seja cuidada com estima e cuidado, afinal de contas, quem ama cuida!
Nós, por outro lado, amamos cuidar dos nossos clientes, por isso, 1 vez por ano, oferecemos uma limpeza profissional para qualquer jóia comprada na Atelier jóias.
Esperamos que faça bom uso das suas jóias e que elas sejam o testemunho de muito amor e alegria!
Brilho e amor!